16/10/2012

maniqueísmo

No facebook anda a circular uma foto de uma criança a receber uma bandeira americana enquanto chora a morte do pai, acompanhada com este maravilhoso texto:

His dad died from fighting for our country
Click Like to show respect ♥
keep scrolling to say I don't care.


Não sei se a fotografia é pública ou privada, o que daria para uma análise mais profunda sobre a forma como podemos dispor/expor a vida dos outros sem a respectiva autorização, mas olhando apenas para o texto, só por si demonstrativo do tipo de maniqueísmo que impregna a sociedade de hoje e da hipocrisia que, inevitavelmente, daí advém, só podemos ficar preocupados.
Preocupa-me, ainda mais, a enorme contagem de pessoas que, supostamente, tentaram demonstrar o tal respeito, qual concurso de TV em que se vota no número não sei quantos para sair um ou outro, geralmente sai o mau fica a boa ou boazona, que a pornografia está cara. Claro que aqui o maniqueísmo é um pouco pervertido, porque se a matéria é intrinsecamente má e o espírito intrinsecamente bom, a não ser que as mamas e rabos já pertençam às coisas do espírito, existe qualquer coisa que não está bem. Como tudo isto me parece hard core bdsm pesado demais e uma perversão demasiado triste do que deve ser o sentimento humano enquadrado numa racionalidade que é suposto virmos a apurar ao longo dos milénios, deixo aqui duas excelentes fotos da World Press Photo, informativas deste mundo que vai sendo o nosso.


The international jury of the 55th annual World Press Photo Contest has selected a picture by Samuel Aranda from Spain as the World Press Photo of the Year 2011. The picture shows a woman holding her wounded son in her arms, inside a mosque used as a field hospital by demonstrators against the rule of President Ali Abdullah Saleh, during clashes in Sanaa, Yemen on 15 October 2011. Samuel Aranda was working in Yemen on assignment for The New York Times. He is represented by Corbis Images.

Nick Ut 1972
Phan Thi Kim Phuc (center) flees with other children after South Vietnamese planes mistakenly dropped napalm on South Vietnamese troops and civilians.

Sem comentários: